Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

24.8.07

H. P. e a Ordem de Fénix

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Gosto de ver os filmes do Harry Potter porque esta personagem me parece ter sido feita para brilhar num ecrã de cinema. Porquê? Porque nada melhor do que o universo da magia – com o seu encanto e fantasia – para poder ser recriado no universo do cinema, que tem exactamente as mesmas premissas – encanto e fantasia. E daí que Harry Potter e cinema parecem almas gémeas.

Não tenho visto todos os filmes da saga, nem li nenhum dos seus livros. Embora ao deixar-me deslumbrar pelos vários efeitos visuais dos filmes tenha curiosidade em ver como este foram descritos no papel. Talvez um dia destes ainda me vejam com um dos livros debaixo do braço.

Esta não é uma narrativa com princípio, meio e fim, mas sim um episódio de uma sequência maior, o que acaba por ser o maior senão do filme. Pois fica a sensação de peripécia, de atalho na narrativa maior, essa sim de relevância para o desenovelar do enredo.

Ainda assim, é acrescido um novo enigma ao enredo e que me recorda outra personagem do cinema de recorte trágico: Luke Skywalker. O lado negro começa também a exercer um grande fascínio sobre Harry Potter e talvez por razões genéticas. Suposições à parte, este episódio é como os outros de um grande deslumbre visual, com pormenores excelentes e de grande beleza estética. Dá mesmo vontade que esse universo paralelo seja real.

Sem comentários:

Enviar um comentário