Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

17.8.07

Folia!


Este é o quarto trabalho dos Tapafuros que vejo nas noites de verão da Quinta da Regaleira. Sendo a encenação uma vez mais a cargo de Rui Mário é inevitável evidenciar alguns elementos que se tornam recorrentes no seu trabalho. Sem desprimor para o mesmo, seria interessante ver uma produção a cargo de outra pessoa, o que traria alguns novos elementos cénicos e também, quem sabe, outras opções a nível de intérpretes. Seria bastante interessante uma injecção de sangue novo.

A encenação tem por base o texto Folia! O Mistério de Uma Noite de Pentecostes, da autoria de Paulo Borges. Esta faz uma reconstrução dos festejos do Espírito Santo nos Açores e estabelece várias ligações a momentos e pessoas chaves no desenvolvimento histórico e cultural português, tais como Agostinho da Silva, Camões, Pessoa, Padre António Vieira, os Descobrimentos e a demanda do V Império. é um texto por vezes hermético para um público desconhecedor de várias referências, mas bastante interessante.

A encenação, propriamente dita, permite ao público, como é já apanágio das produções de verão da Regaleira, um percurso nocturno por alguns dos mais bonitos espaços da Quinta. Além disso, existe uma grande interactividade entre actores e público, cuja participação traz uma grande vivacidade ao espectáculo.

Em cena até 8 de Setembro, recomenda-se a quem já conhece estas noites de verão na Regaleira e muito mais a quem ainda desconhece.

Sem comentários:

Enviar um comentário