Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

2.6.07

Vermelho, Mafalda Ivo Cruz

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Este foi o primeiro livro que li desta autora, mas, no entanto, não sei se voltarei a ela. Gostei de alguns elementos da história, nomeadamente o enredo exótico que envolve a personagem de Afonso de Amadeus, que me fez lembrar o simultaneamente racional e também demente Kurtz de O Coração das Trevas, com os seus valores e prepotência quase divinos, como que rei em terra de cegos.

Já o modo como a história é desnovelada assemelha-se muito a Vergilio Ferreira e em especial ao seu Alegria Breve, o livro dele que li mais recentemente. Apresenta o mesmo tipo de saltos, a mesma divagação temporal, e inclusive algumas reflexões. Houve mesmo duas ou três passagens extremamente parecidas: o discorrer sobre a aparente pureza da máquina; algumas quase citações, como a vida assinar de cruz; a noção da mulher inatingível, aquela que se ama mas nunca se consegue perceber permanecendo sempre enigmática e por isso mesmo cativante; e até mesmo a noção da escrita como poder divino, como re-escrita possível de uma vida.

Quanto ao título, é bastante emblemático nesta obra, correspondendo quer ao sangue que dá e assegura a vida, mas, neste caso, sobretudo o sangue que a vai corroendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário