Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

14.6.07

Cinema: a Moderna Alegoria da Caverna

A Alegoria da Caverna de Platão é uma procura de demonstração de que qualquer tentativa de apreensão da realidade sem ser através dessa mesma realidade é sempre errónea pois qualquer representação da realidade não é a própria realidade e logo, não a sendo na sua plenitude não poderá ser tomada como tal.

Para Platão a realidade tinha somente lugar na dimensão das ideias e até toda a percepção sensorial que usualmente tomamos como realidade não o era, era somente uma cópia imperfeitas dessa dimensão ideal. Nesse sentido, toda a arte, que tenta apreender essa realidade quotidiana, deveria ser banida pois afasta os homens cada vez mais dos ideais. A arte seria assim uma cópia de uma cópia da verdadeira realidade.

Para demonstrar a sua teoria utilizou a referida Alegoria da Caverna, onde um grupo de homens encerrados de costas para a entrada da mesma só consegue apreender o que se passa lá fora através das sombras oriundas do exterior que se projectavam na parede da caverna. O que poderia induzi-los sempre num erro de apreciação.

O conceito mais semelhante no nosso quotidiano para essa alegoria é o do cinema, onde os espectadores se sentam usualmente de costas para a entrada e visionam as sombras e luzes projectadas numa parede. Das muitas pessoas que recorrem a estas modernas cavernas para observar as mais variadas histórias, muitas consideram ver espelhadas nesses ecrãs brancos a realidade. Mas será que vêem? Será que a arte é realidade ou será apenas uma cópia ou uma cópia de uma cópia.

Para muitos de nós haverá respostas diferentes. Para mim a resposta é que a arte é real e pode transformar-se na realidade, mas não é realidade originária. No entanto, não pode estar dissociada da mesma realidade, do que nos rodeia ou do que nos preenche. Pode ser uma representação dos nossos mais variados sentimentos: medos, angústias, desejos, fantasias. Mas é sempre relacionada e relacionável com essa nossa realidade, mesmo que interior. E se essa relação conseguir ser de diálogo melhor ainda, porque acredito que a partir do diálogo se vai mais além.

Sem comentários:

Enviar um comentário