Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

28.5.07

Cinema português na RTP

Um dos últimos programas do provedor do espectador da RTP foi dedicado ao cinema português, ou mais concretamente, pela sua quase ausência nas grelhas de programação da estação.

Para além das óbvias considerações feitas, como a pouca exibição de filmes nacionais, que quando existe é feita a horas muito tardias e sem uma adequada promoção das mesmas. O mais curioso foi que na noite anterior foi exibido o filme Coisa Ruim e dentro dessas moldes, tanto quanto me apercebi. Foi uma exibição tardia, mas talvez até se aplicasse ao teor do filme. Mas se a ideia é a de um maior alcance do número de espectadores, deveria ser mais cedo. Gostaria de ter visto o filme, mas após uma cansativa semana de trabalho o desejo de descansar era mesmo maior do que o de ficar a ver televisão noite dentro.

Tirando este, alguns dos últimos filmes que me lembro de terem sido exibidos, se a memória não me falha, tem sido aos domingos também tarde e véspera de início de semana de trabalho. Realmente, não sei bem quais são os princípios que norteiam os programadores da televisão estatal, mas creio que os seus critérios deveriam ser redefinidos. Todos os filmes começam realmente tarde. O que começa mais cedo é a lotação esgotada, isto é se não houver nenhum jogo de futebol antes. Mas antes de ser exibido qualquer filme temos sempre de dar tempo a um concurso, cujo formato já se está a tornar cansativo, e uma novela, que sinceramente não me apela, ou seja, antes das 23 horas nada.

É verdade que a RTP dedica as quartas ao cinema americano, os sábados da 2 a um cinema mais alternativo, mas os critérios de sexta e domingo desconheço. Sei que há relativamente pouco tempo foi transmitido também domingo à noite, bastante tardo o Alice de Marco Martins. Seria interessante dedicar um dia em exclusivo ao cinema português. E se possível sem as continuas alterações de horário que têm sido apanágio da RTP.

Sem comentários:

Enviar um comentário