Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

16.5.07

Apocalypto

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Ao ver este filme achei interessante o seu conceito de final de civilização, segundo o qual esta só é destruída por causas exteriores se no seu próprio interior estiver já fragilizado. Daí que o velho mito de que a civilização … foi destruída pela invasão espanhola não é cem por cento correcto, esta civilização estava já em declínio quando os espanhóis desembarcaram nas Américas.

O filme acompanha a corrida contra o tempo de um homem que, ao se aperceber que a organização do mundo tal como a conhece se perdeu para sempre, tenta salvar a todo o custo a vida da sua família nuclear, a única coisa que lhe resta. Esta corrida desenfreada, é uma corrida claustrofóbica e de terror captada sem genialidade mas com eficácia por Mel Gibson.

Quanto à questão da violência, é um filme violento sim. Quanto à sua gratuidade, tenho as minhas dúvidas: talvez não fosse necessário mostrar tantos pormenores, mas tento imaginar a época, a mentalidade e as situações e não acredito que estas fossem menos violentas.

Sem comentários:

Enviar um comentário