Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

3.4.07

Pecados Íntimos

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Para além de ter gostado do desenrolar bastante verosímil do filme e dos seus apontamentos de humor, no entanto, o final ficou um tanto aquém das minhas expectativas. Aliás, não consigo deixar de o comparar com o final de Assalto & Intromissão. Então vejamos: nos dois filmes há uma traição matrimonial desencadeada sobretudo por uma monotonia na relação e por uma perda de diálogo. Então, um dos membros do casal conhece alguém que de certo modo introduz um novo alento de vida no outro. Após várias peripécias, a traição acaba por terminar, com maiores ou menores consequências para os seus intervenientes.

Em Assalto & Intromissão, a mulher acaba por abandonar o país e o homem volta para os braços da esposa que acaba por o perdoar. Em Pecados Íntimos, a mulher resolve mudar a sua postura perante a maternidade e o homem, tanto quanto nos é dado a ver, continua a sua vida de casado com normalidade.

Dá para tecer um certo paralelismo: uma mulher, após uma relação de traição ou que não vinga, direcciona a sua atenção para os filhos. Mas os homens continuam a sua vida sem grandes alterações de maior, a não ser que supostamente passem a dar mais valor à relação que têm. E não nos são dados assim tantos indícios de que isso aconteça.

É caso para tirar a elação de que os homens saem mais impávidos e serenos de um caso de traição, pelo menos quando são o elemento traidor, do que as mulheres. Para elas há uma lição, uma consequência. Para eles a vida continua a fluir.

Não podemos alterar o passado, apenas o futuro.

E esse começa hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário