Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

7.3.07

Goa ou o Guardião da Aurora, Richard Zimler


Ti é um jovem que aos 18/19 anos se vê enredado nas teias da inquisição com a detenção do seu pai pelo Santo Ofício na Goa quinhentista. Não conseguindo a libertação do seu pai, e após o seu suicídio, Ti é também preso durante dois anos, ao fim dos quais é exilado para Lisboa. Só regressará seis anos depois com o intuito de se vingar de quem denunciou e destruiu a sua família.
Mas Goa não é somente a história de uma prisão e de uma vingança. É a história de uma família em crescimento e que, apesar das boas intenções parentais, não consegue evitar o desmoronamento da mesma. Goa acompanha a família Zarco desde a morte da figura materna, e Ti, o filho mais velho, até completar a sua vingança e um pouco mais tarde, quando conclui o relato da sua vida.
Acompanha o crescimento dos dois jovens da família, Ti e Sofia, e o modo como o zeloso pai tenta prepara-los para a vida.No entanto, sem conseguir que as suas personalidades individuais sigam por caminhos indesejados e acabando por culminar com o fim e o desmembramento da família.
É um relato interessante sob vários aspectos: o modo como constrói uma harmoniosa unidade familiar que gradualmente vai sendo corrompida por elementos exteriores; o modo como recria o terror e impotência suscitadas a todas as vítimas da inquisição e como tão realisticamente compõe o encarceramento e “conversão” das suas vítimas; o modo calculista como o protagonista arquitecta a sua vingança e a leva a cabo, percebendo no final que os objectos da sua vingança não passaram também eles de vítimas do mais improvável dos culpados; como demonstra que as implicações (para nós e para os outros) das acções de cada individuo; pelo hino à diversidade de culturas e à apologia da aceitação das várias religiões, como vários aspectos quiçá de um mesmo deus, não justificando as barbáries feitas em nome de cada uma delas.

Sem comentários:

Enviar um comentário