Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

1.3.07

Assalto e Intromissão

Photobucket - Video and Image Hosting
As relações são um espaço estranho, ainda para mais se nelas se juntarem lugares de origem diferentes que podem, ou não, explicar as diferentes aproximações de cada um ao outro.

O filme tem como pano de fundo uma zona degradada de Londres onde convergem pessoas oriundas de muitas nacionalidades e experiências de vida. E a sua origem traz sempre uma visão, muitas vezes, estereotipada do outro sobre si.

É assim que se cruzam as vidas das personagens. Como pessoas marcadas por um passado, mais do que pessoal, nacional e com os estereótipos a eles referidos.

O filme traça uma espécie de mapa-mundo transportado para o nosso bairro, uma realidade cada vez mais presente nas nossas cidades. E que traz novos elementos à equação das relações. Mais ainda quando essas são amorosas.

Jude Law, atraente e bem sucedido inglês, tem uma relação de longa duração com Robin Wright-Penn, uma bela sueca, mãe de uma filha com alguns distúrbios psicológicos. No entanto, Law nunca consegue entrar no que chama unidade composta por mãe e filha e como a própria personagem afirma, não o procura fazer porque serve como desculpa ideal para poder escapar a uma realidade familiar, muitas vezes pesada, como todas o são.

Juliette Binoche é uma muçulmana, de origem sérvia, com um filho adolescente e problemático, que tenta refazer a vida em Inglaterra. E ao mesmo tempo salvar o filho de uma vida de crime.

E é através do assalto que o jovem comete na propriedade de Law que este se cruza com Binoche e desenvolvem uma relação em que nada é o que parece.

Em que cada um, à sua maneira, entra de assalto na vida do outro e se intromete no discorrer quotidiano da sua vida.

O argumento pega em lugares comuns e tenta demonstrar as pessoas para além deles, para além do que se vê à primeira vista, o que só se consegue por vezes à força. É um filme interessante, em que o final deixa uma sensação demasiado inócua de que tudo acaba bem, como desejado. E em que os erros são absolvidos e ultrapassados da melhor forma.

Sem comentários:

Enviar um comentário