Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

10.2.07

A Morte Melancólica do Rapaz Ostra e Outras Estórias, Tim Burton

A propósito da reedição deste livro reedito também o post de 23/01/2004 em www.dinai.blogspot.com

Photobucket - Video and Image Hosting
Mais conhecido do público pela sua faceta de realizador, Tim Burton deu também vida a outras personagens que se distinguem das cinematográficas apenas porque são apresentadas noutro tipo de suporte.
Este pequeno livro editado em Portugal pela Errata, é preenchido por várias criaturas diferentes e que pela sua própria diferença são repelidas pela sociedade e muito principalmente pela família, para a qual deveriam ser um motivo de alegria e orgulho e apenas representam a vergonha e o medo.
Estas crianças/criaturas são seres inadpatados à procura do seu lugar no mundo que não está preparado para as receber, para as amar, para as compreender.
Mas a particulariedade do livro deve-se igualmente às ilustrações que acompanham cada pequena história e que em conjunto com o texto conferem ou confirmam o dramático destino das suas personagens.
Dos seres mais estranhos que encontramos podemos tirar algumas remniscências da obra cinematográfica de Burton. Por exemplo, a Rapariga de olhos Fixos que nos recorda a apaixonada do protagonista de "O estranho mundo de Jack".
Burton explora aqui uma vez mais o lado sombrio e mórbido do ser humano, repleto não de monstros no armário e do medo que estes provocam, mas que vem lembram que os verdadeiros monstros não são as más caras de Halloween, mas sim quem por trás delas se esconde.
Os seus heróis são crianças indesejadas pelos pais cujas relações são exploradas com um enorme cinismo e ironia além de uma grande simplicidade e cujo final é na maioria das vezes marcado pela morte. São filhos do mar, do desconhecido, da tecnologia, nunca reconhecidos pelos verdadeiros progenitores, incapazes do acto de amar uma criança diferente. Ao apresentar estes seres amaldiçoados, podemos ver nestas histórias a desconstrução ou o desmorenamento do sonho americano, do american way of life.
Temos ainda que congratular a excelente tradução de Margarida Vale de Gato, que tenta manter sempre as rimas e os trocadilhos a que Burton também já nos habituara na série animada Beetljuice.

Sem comentários:

Enviar um comentário